IRS – Contribua Sem Custos!

Sabia que pode ser solidário sem qualquer custo? Efetivamente, com a consignação do IRS, pode doar 0,5% do seu imposto a uma instituição de solidariedade social, ajudando quem mais precisa. Este gesto, que não representa nenhuma despesa extra para si, pode fazer uma grande diferença na vida de muitas pessoas. Pelo que, neste artigo, vamos explicar como pode contribuir, quais as instituições pode apoiar e como funciona o processo.

O Que é a Consignação do IRS?

A consignação do IRS permite que 0,5% do imposto liquidado, que normalmente iria para o Estado, seja destinado a uma instituição de utilidade pública. Ora, esta doação é possível graças ao nº 1 do artigo 152º do Código do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (CIRS). Portanto, ao optar pela consignação, está a redirecionar uma parte do seu imposto para uma causa social, sem qualquer custo adicional para si.

Como Fazer a Consignação do IRS?

Com efeito, o processo é simples e pode ser feito de duas formas. Primeiramente, pode aceder ao Portal das Finanças e indicar a instituição que deseja apoiar até ao dia 31 de março. Mas este prazo já foi ultrapassado.  Caso não o faça até esta data, ainda pode consignar no momento em que preenche a sua declaração de IRS, entre 1 de abril e 30 de junho. Desta forma, tem várias oportunidades para garantir que a sua contribuição chega a quem mais necessita.

Escolha a Instituição a Apoiar

Como sabe, existem várias instituições que podem beneficiar da consignação do IRS. Assim, pode escolher entre instituições particulares de solidariedade social, pessoas coletivas de utilidade pública, instituições culturais com estatuto de utilidade pública, entidades de fins ambientais e instituições religiosas. Deforma a facilitar a sua escolha, a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) disponibiliza anualmente uma lista no Portal das Finanças com todas as entidades elegíveis.

Conheça Algumas Instituições Elegíveis

Entre as muitas instituições que pode apoiar, destacam-se algumas pela sua relevante contribuição social. Mas efetivamente, pode encontrar a lista completa de entidades elegíveis no Portal das Finanças. Estas instituições beneficiam diretamente do valor consignado, utilizando-o para financiar projetos que têm um impacto socialmente positivo na comunidade.

E a Consignação do IVA?

Além do IRS, também pode consignar o valor da sua dedução do IVA. Contudo, ao contrário do IRS, a consignação do IVA representa um custo para si, pois deixa de receber o reembolso correspondente aos 15% do IVA pago em faturas de oficinas de automóveis, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza e veterinários, além dos 100% do IVA pago em faturas de passes sociais. Mesmo assim, esta é uma excelente oportunidade para apoiar causas importantes.

Contribua Sem Custos e Faça a Diferença

Concluindo, ao consignar o seu IRS, está a apoiar instituições que prestam um valioso serviço à sociedade. Este gesto simples e sem custos pode mudar vidas. Por isso, quando estiver a preencher a sua declaração de IRS, não se esqueça de consignar. Lembre-se que a sua ajuda é crucial para o funcionamento de muitas entidades de solidariedade.

Para obter mais informações e garantir que o processo é realizado corretamente, recomendamos que consulte a Serro & Andrade. Com a nossa experiência e conhecimento, poderemos orientar e esclarecer todas as suas dúvidas, assegurando que a sua contribuição chega a quem realmente precisa.

Contribua sem custos, faça a diferença e ajude a construir uma sociedade mais solidária!

Arrange a face-to-face meeting.

Call us today on(+351) 226001265

We will respond quickly.