Avaliação de Empresas

Avaliação de Empresas e Negócios

Porque o Valor de uma Empresa ou negócio depende de muitos factores, nomeadamente do cenário de liquidação ou de continuidade. E depende também da óptica do interessado: sócios e/ou accionistas, administradores ou gerentes ou credores.

Cada avaliação é um caso único e distinto e deve ser estudado e tratado à medida.

Na Serro & Andrade seguimos os standards internacionais:

 

 

Avaliação patrimonial

Avaliam-se individualmente os ativos e os passivos da entidade, incluindo os não contabilizados (ativos e passivos contingentes), utilizando-se um determinado critério de valorimetria para cada um deles.

Nesta ótica de avaliação podem ser utilizados vários critérios, nomeadamente o valor de liquidação, o valor contabilístico, o valor de substituição e o justo valor de mercado.

 

 

ÓTICA DO RENDIMENTO – Discounted Cash Flows

Exige um trabalho preliminar no desenvolvimento, em conjunto com o proprietário ou equipa de gestão da empresa, de uma projecção para os próximos anos fundamentada numa determinada estratégia, condicionada pela envolvente prevista.
O objectivo final será a obtenção de um intervalo de valor baseado no método DCF (Discounted Cash-Flows), alicerçado na perícia técnica e recorrendo a ferramentas especializadas.

 

 

ÓTICA DE MERCADO – Método dos Múltiplos de Mercado

Recorrendo a bases de dados internacionais obtém-se múltiplos médios de mercado que aplicam a determinado cash-flow, obtendo o valor da empresa.